Curitiba sedia encontro do BRICS

O evento acontecerá entre quarta (13) e sexta-feira (15) e faz parte da preparação para o encontro dos presidentes dos cinco países, que acontece durante a XI Cúpula, em Brasília, no mês de novembro. São esperados no encontro em Curitiba o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, os embaixadores Sergey Pogóssovitch Akopov (Rússia), Yang Wanming (China) e Ashok Das (Índia), entre outras autoridades.

O BRICS é um grupo que começou a ser organizado informalmente por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006 – ainda como BRIC – para defender interesses em comum de países com grau de desenvolvimento econômico similar.

A primeira cúpula oficial foi realizada em 2009. A África do Sul passou a integrá-lo em 2011, agregando o S (de South Africa) ao acrônimo.

A reunião do BRISC é o mais importante evento diplomático que Curitiba recebe desde 2006, quando foram realizados o COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica) e o MOP-3 (3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“É um evento da mais alta importância no ambiente das Relações Exteriores e reforça a reinserção de Curitiba no âmbito internacional, o que é fundamental para promover e desenvolver nossa cidade”, comentou o prefeito Rafael Greca.

A recepção aos participantes acontece às 19h, no Memorial de Curitiba, com a presença do prefeito e do governador Ratinho Jr. Os encontros serão realizados no Salão de Atos no Parque Barigui e no Pavilhão de exposições Expo Renault.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Fonte: massanews.com